quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Fazendo tudo certo, as coisas ainda podem saírem erradas

[Do lat. ethica < gr. ethiké.]
S. f. Filos.
1. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Eu prefiro uma definição mais simples, “A Ética é a estética da existência”, infelizmente esta frase não é minha, mas reflete tudo o que eu penso sobre Ética. Quem admira um bandido? Ninguém o admira porque a sua existência não é bela, ou seja, ele foi anti-ético em algum momento. Somente as pessoas virtuosas, são realmente belas.
Assim como a ética é a estética da existência, a ética profissional é a estética profissional. A carreira de um profissional vai ser tão bela quanto a mais ético for o seu comportamento como profissional, mesmo não enriquecendo, todos o admirarão.
O cidadão ético não necessariamente será um profissional ético, mas um cidadão sem ética, será necessariamente um profissional sem ética também. A ética não estabelece somente os limites da ação, mas o modo como ela deve ser feita, por isto, os fins não justificam os meios.
Como código de conduta, a ética é maleável. Se um indivíduo comete uma atitude anti-ética e a sociedade aceita e adota aquela, como a novo modo de fazer, ela passa a ser o novo paradigma da ética. Por exemplo, a mulher fazer sexo antes do casamento, era errado há algum tempo, mas, algumas começaram a se comportar de maneira diferente da regra estabelecida pela sociedade e esta regra deixou de existir. A maleabilidade da ética é o que garante o desenvolvimento da sociedade, já que a conduta correta de hoje não necessariamente será daqui há algum tempo.
Os jornalismo talvez seja a profissão onde a ética seja mais necessária, já que trabalha diretamente com a opinião pública, interferindo nas decisões da sociedade, apontando os defeitos alheios e os expondo em público. Assim como o médico, o jornalista trabalha com a vida das pessoas, enquanto o médico cuida da saúde corporal, o jornalista cuida da saúde social dos indivíduos, podendo tornar a vida de um cidadão, muito pior do que a morte.

1 comentário:

Guerreiro Antonio disse...

Interessante ponto de vista.
Nota: 1,0
Clarissa