domingo, 2 de novembro de 2008

Fotografia de imprensa, notícia para gente ver

Se a invenção da imprensa revolucionou a sociedade européia, disseminando conhecimento que possibilitou a Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo. A fotografia mudou a forma como a notícia passou a ser transmitida pela redação e como passou a ser recebida pelo público, já que fotografia de imprensa procura transmitir a própria cena, o real literal, com a finalidade de convencer o leitorado da veracidade da sua informação.

Antes da fotografia, a imprensa era apenas a versão escrita que o jornalista tinha da realidade. Não existiam provas da existência daqueles fatos narrados. A partir do momento em que os jornais passaram a veicular fotografias, além do relato do jornalista, as notícias ganharam mais credibilidade, devido ao fato de que o público passou a ver o análogo de uma realidade, ou seja, da “verdade” que era conveniente ao jornal divulgar.

Apesar do processo fotográfico ter sido inventado no século XIX, a fotografia só iria aparecer nos jornais, reproduzida por meios totalmente mecânicos, em 1880. Até então, eram raros os momentos em que a fotografia era utilizada pela imprensa, devido a seu caráter inteiramente artesanal, ou seja, por meio da transcrição xilográfica.

Foi necessário o desenvolvimento de um novo recurso técnico denominado "halftone" para que a primeira foto fosse publicada em jornal. Segundo Freund no seu livro “ A fotografia como documento social”, diz qua a primeira fotografia só foi publicada em 4 de março de 1880, no Daily Herald, de Nova York, com o título Shantytown. Ainda assim, o seu processo de incorporação à imprensa foi lento. Foi preciso esperar até 1904 para que o Daily Mirror, jornal inglês, ilustrasse as suas páginas inteiramente de fotografias, e até 1919 para que o Daily News, de Nova York, seguisse seu exemplo.

Depois de revolucionar a imprensa, a fotografia continuou rompendo limites e estabelecendo novas fronteiras na Comunicação. O primeiro passo foi deixar de ser uma imagem estática e tornar-se imagens dinâmicas, em movimento. A fotografia foi a matéria-prima de outras mídias, como o cinema e finalmente a televisão, que levava o cinema até a casa das pessoas.

No começo, o sinal de TV não tinha um grande alcance, mas a partir da década de 70 do século passado, com o desenvolvimento da tecnologia de transmissão via satélite, o planeta tornou-se uma “aldeia global” como profetizou McLuhan, ainda na década de 50. Concluímos que o desenvolvimento da Comunicação foi a evolução da invenção de Niépce.

1 comentário:

Guerreiro Antonio disse...

Pacheco, interessante artigo, mas tenha mais cuidado com a pontuação. Um exemplo:
"Se a invenção da imprensa revolucionou a sociedade européia, disseminando conhecimento que possibilitou a Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo. A fotografia mudou a forma como a notícia ..."

DEVERIA SER:
"Se a invenção da imprensa revolucionou a sociedade européia, disseminando conhecimento que possibilitou a Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo, A fotografia mudou a forma como a notícia ..."

NOTA: 1,5
Clarissa